A Kaeté Investimentos é uma empresa de private equity fundada em 2011. Focamos em investimentos minoritários em negócios de médio porte com potencial de crescimento que (i) tenham consumidores de baixa renda como público alvo, (ii) tenham impacto econômico e social relevante nas famílias de renda baixa e nas cooperativas localizadas em comunidades com limitação de acesso a empregos e atividades empreendedoras, e/ou (iii) promovam um uso melhor e mais sustentável dos recursos naturais.

NOSSOS VALORES

Nos empenhamos para criar empresas que gerem e tenham um impacto positivo e duradouro na sociedade através do crescimento sustentável, inovação, geração de emprego e responsabilidade ambiental.
Apoiamos os Princípios de Investimentos Responsáveis das Nações Unidas (PRI) e incluímos avaliações de riscos ambientais, sociais, regulatórios e de governança no nosso processos de investimento. Estabelecemos estruturas de governança em nossas companhias investidas para assegurar e fiscalizar aspectos chave de suas operações, especificamente aqueles relativos a auditoria, gestão de riscos e conflitos de interesses.
Somos transparentes em nossas atividades e aquelas de nossas empresas investidas, estando sempre disponíveis para nossos investidores e empresas do portfólio. Prezamos pelos mais altos padrões de integridade e profissionalismo em nossos negócios.
Trabalhamos em equipe, valorizamos um ao outro, incentivamos o desenvolvimento profissional, respeitamos as contribuições pessoais e recompensamos por performance.

INDICADORES E TEMAS DE INVESTIMENTOS

Nossos investimentos concentram-se nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Os municípios onde investimos tipicamente estão entre os 30% mais baixos na classificação do índice de desenvolvimento humano (IDH) do país.
Os indicadores de impacto incluem melhorias no (i) acesso à energia, (ii) acesso a serviços financeiros, (iii) acesso a melhorias na educação, (iv) acesso à informação, (v) produtividade agrícola, (vi) capacitação profissional, (vii) geração de empregos e (viii) crescimento de renda/produtividade.
Os indicadores de impacto incluem melhorias no (i) acesso à água, (ii) acesso a moradia, (iii) mitigação e prevenção de doenças, (iv) igualdade social, (v) segurança alimentar e (vi) acesso a saúde.
Os indicadores de impacto incluem melhorias na (i) conservação da biodiversidade, (ii) eficiência energética, (iii) conservação e uso mais eficiente dos recursos naturais, (iv) gestão de resíduos e prevenção a poluição, (v) uso sustentável da terra e (vi) gestão dos recursos hídricos.

O time da Kaeté Investimentos possui experiência de mais de 50 anos na área financeira e desenvolvimento de negócios. A equipe é experiente na gestão de fundos, incluindo fundos de private equity e venture capital, e já fechou 17 transações que totalizam US$ 380 milhões (mais de R$ 1,1 bilhão incluindo co-investimentos e dívida).

Todos os membros participam na gestão da empresa, com participação efetiva no processo de criação de valor das empresas do portfólio atuando como membros de comitês específicos (financeiro, fusões e aquisições, operações) e como membros do Conselho de Administração. Dentre as atividades realizadas nos últimos dez anos, inclui-se o desenvolvimento de planos de negócios, estruturação e negociação de financiamento de curto e longo prazos com instituições financeiras locais e internacionais, análise e negociação de aquisições, entre outros.

Além disso, a equipe da Kaeté Investimentos tem uma vasta experiência com questões de sustentabilidade trabalhando em organizações da sociedade civil (ONGs) e no desenvolvimento de negócios sustentáveis (florestas plantadas e nativas, alimentos processados, produtos florestais madeireiros e não madeireiros).

Finalmente, desenvolvemos um relacionamento de longo prazo com várias organizações parceiras, as quais nos ajudam em nossas diligencias e ao longo do processo de investimento:

  • Parceiros para serviços jurídicos incluem BMA, Machado Meyer, Mundie, Motta Fernandes e outros
  • Parceiros para serviços de auditoria e contabilidade incluem Ernst & Young, PwC, KPMG, Deloitte e Master Consultoria e Auditoria
  • Parceiros provedores de softwares e ERP incluem Sankhya, SAP One e Atak Sistemas
  • Parceiros adicionais incluem consultores e conselheiros com conhecimentos específicos ou experiências regionais no Brasil

CONHEÇA O NOSSO TIME

Nosso time é multidisciplinar e com experiências complementares em finanças, gestão de negócios e consultoria nas regiões onde atuamos e nas quais mantemos uma forte rede de relacionamentos.

Otavio Ottoni

MBA (Harvard)

Sócio Fundador

São Paulo

Leia Mais

Luis Fernando Laranja

M.Sc.; Dr.Sc Ciência Animal (USP)

Sócio Fundador

São Paulo

Leia Mais
Nataniel

Nataniel Simon

Eng. da Computação (USP)

Sócio

São Paulo

Leia Mais

Armando Pironel

MBA (Fund. Don Cabral), M.Sc. (USP)

Sócio

Belém

Leia Mais

Edson Nogueira da Silva

Administração de Empresas (UNASP)

Associado

São Paulo

Leia Mais

AFILIAÇÕES

Desde 2011, a Kaeté Investimentos é signatária dos Princípios para Investimentos Responsável (PRI) das Nações Unidas. Como signatária do PRI, temos os seguintes compromissos:

  • Principio 1: Incluir as questões de ESG nas análises de investimento e nos processos de tomada de decisão
  • Principio 2: Sermos proprietários ativos e incorporar os temas de ESG nas políticas e práticas de detenção de ativos
  • Principio 3: Buscar a transparência adequada nas empresas em que investimos quanto às questões de ESG
  • Principio 4: Promover a aceitação e a implementação dos princípios no conjunto de investidores institucionais
  • Principio 5: Trabalhar juntos para reforçar nossa eficiência na implementação dos Princípios
  • Principio 6: Divulgar nossas atividades e progressos em relação à implementação dos Princípios

DOCUMENTOS DA GESTORA

Clique sobre o documento desejado para download em formato PDF:

Código de Ética

Política de Controles Internos

Formulário de Referência

Plano de Continuidade dos Negócios

Política de Gestão de Riscos

Política de Investimento Pessoal

Política de Rateio de Ordens

Politica Formal de Decisão de Investimento

Política de Segurança da Informação